Vitória + Segura: Ação teve a participação dos grupamentos da Ronda Ostensiva Municipal

Vitória + Segura: Ação teve a participação dos grupamentos da Ronda Ostensiva Municipal
Treinamento Guarda Civil de Cariacica com Agentes da Guarda Civil de Vitória

A segunda edição da Vitória + Segura, realizada na tarde da última quinta-feira (30), teve a participação dos grupamentos da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), de Proteção Comunitária e de Trânsito, ambos da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). Da turma que vai formar os agentes da Guarda de Cariacica, 25 alunos estiveram na ação.

Da Romu, participaram oito agentes em três viaturas. De Proteção Comunitária, foram usadas três viaturas e seis agentes. Já o grupamento de Trânsito teve oito agentes em quatro viaturas.

“A participação dos alunos de Cariacica é fundamental para a formação da Guarda, que em breve vai contribuir para a segurança na região metropolitana, com ações integradas com nossas equipes de Vitória”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

“Eles realizaram abordagens, revistas, e fizeram observações de como o operacional precisa ficar atento para evitar fugas ou qualquer tipo de alteração durante a blitz, que além de checar questões de trânsito, também verificam antecedentes ou possíveis mandados em aberto”, afirmou Ruginski.

Ao todo, foram 70 veículos abordados, entre carros, motocicletas e coletivos. Foram cinco autos de infração, sendo duas por dirigir sem habilitação, duas por permitir condução de pessoa sem habilitação e uma por licenciamento vencido. Um veículo foi removido.

Curso

As aulas teóricas da turma de Cariacica aconteceram no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Itacibá, e a etapa final, com atividades práticas, acontece na base da Romu, na avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras.

Romu

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi criada e se formou no dia 22 de julho. É um grupo tático operacional com objetivo de dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.

A equipe fica instalada na base de Goiabeiras No local, monta as estratégias para o patrulhamento, divisão de guarnições e avaliações do que tem sido feito na semana.

Com a criação da Romu, a GCMV passou a ter autonomia para dar cursos práticos aos agentes de Vitória e de outros municípios, como está acontecendo neste semestre com a primeira turma de Cariacica.

Os agentes da Romu já realizaram diversas prisões, cumprimentos de mandado, e ações integradas com o grupamento de Trânsito e as polícias Civil e Militar.

A partir de dezembro, o grupamento vai participar, junto aos agentes de Proteção Comunitária, de uma Força-Tarefa da Polícia Federal. Essa é uma participação pioneira entre as guardas municipais brasileiras, tendo Vitória como estreante para combater o crime organizado, fruto do investimento e da capacitação dada pela atual gestão.

 

Reprodução: PMV