Black Friday: Procon de Vitória começa a monitorar produtos vendidos no mês de novembro

Black Friday: Procon de Vitória começa a monitorar produtos vendidos no mês de novembro

O Procon de Vitória já está de olho na Black Friday, que ocorre no mês de novembro. Por isso, iniciou o monitoramento dos preços de 10 produtos comumente vendidos nessa época do ano, para evitar que os consumidores sejam enganados durante as promoções. O órgão também faz alertas sobre as compras on-line.

A pesquisa, em andamento, contempla produtos como fritadeira sem óleo, fogão de quatro bocas (automático), ar condicionado modelo Split, o aparelho celular iPhone 12, smart TV 55”, notebook, geladeira, lavadora de roupas, console Playstation 4 e escova secadora de cabelos.

A gerente do Procon de Vitória, Denize Izaita, disse que é importante que o consumidor que planeja adquirir algum produto, à época da Black Friday, deve ficar atento aos preços praticados antes do período, para saber se realmente houve o desconto afirmado.

“Essa é uma época em que o mercado vende muito e diante da situação econômica, tem muitas pessoas esperando para adquirir seus produtos com valor abaixo do aplicado normalmente, mas é preciso ter cuidado, principalmente, com compras no mercado virtual”, afirmou Denize Izaita.

Uma das modalidades virtuais que tem chamado à atenção dos consumidores é a venda via Instagram e WhatsApp. “São modalidades de venda, que nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, cresceram quase 85%, mas temos de ter alguns cuidados”, ressaltou Denize.

ORIENTAÇÃO

A primeira orientação que a gerente do Procon de Vitória dá é a pesquisa. “Já realizamos, neste ano, 29 pesquisas em vários setores como: alimentação, higiene, combustível, produtos de prevenção para a Covid-19, e a mais recente é a do Dia de Finados, que aponta uma variação de preços de 143%. Todas essas pesquisas estão disponíveis no aplicativo do Procon Vitória, que tem acesso gratuito. É preciso pesquisar, não só o preço, mas a validade, a qualidade, as condições, principalmente em compras on-line”, alerta Denize.

Na internet é necessário que o estabelecimento deixe claro o endereço do local, telefone fixo, e-mail de contato, razão social ou CNPJ.

COMPRAS ON-LINE

Ao comprar pela internet, é preciso ficar atento para não cair em golpes. Os sites devem exibir endereço, telefone fixo ou filial física. Além disso, o Procon Vitória chama atenção para que o comprador observe as informações adicionais, como razão social e CNPJ, e confirme esses dados no site da Receita Federal, além do canal de atendimento ao consumidor.

FRETE

Um outro alerta é com relação ao frete. Muitas empresas e até mesmo lojas, conseguem calcular o valor do frete e o consumidor deve estar atento a esse custo. Antes de fechar uma compra é necessário fazer uma simulação e se estiver comprando pelo Instagram ou WhatsApp, pedir ao vendedor que calcule o custo de envio. Muitos estabelecimentos já colocam o valor embutido no parcelamento da compra.

DESISTÊNCIA

O mesmo direito que o Código do Consumidor dá para compras em lojas físicas, dá para os que compram de forma on-line, seja sites, Instagram ou WhatsApp, que é o prazo de sete dias corridos para o arrependimento após o recebimento do produto ou de um contrato. “É preciso formalizar esse arrependimento e encaminhá-lo dentro do prazo, para ter direito à devolução do valor gasto. “Ao comprar um produto de forma on-line o consumidor deve verificar se a empresa tem informação sobre arrependimento e troca, e se possível printar ou imprimir a página referente a essas possibilidades”, ressaltou Denize.

NOTAS FISCAIS

A nota fiscal é um direito do consumidor e deve fazer a guarda correta desse documento, que será utilizado não apenas para troca caso haja algum problema, para o arrependimento legal e para comprovação da garantia oferecida pelo vendedor. “Salve tudo que puder no seu computador, imprima ou faça ‘print’ das informações, inclusive da forma de pagamento. Muitas empresas já fazem o envio da nota para o e-mail, assim como a comprovação da compra. Fique alerta e salve todas as informações necessárias”, pontua Denize.

GOLPES

Cuidado com os possíveis golpes. O consumidor deve se certificar que está falando com os vendedores das lojas. Por isso, antes de fazer a compra, é preciso verificar os dados do estabelecimento. Veja os comentários nas redes sociais, procure informações junto a órgãos fiscalizadores, para saber se há alguma denúncia e observe se a loja realmente existe.

PRODUTOS

Comprar um produto pela internet nem sempre é algo fácil, embora pareça. Vale pesquisar, e muito! Ao oferecer um produto, a loja online ou o WhatsApp e Instagram, devem apresentar o produto de várias formas, com fotos, identificação, funcionalidade de forma a satisfazer o cliente. “Não tenha receio de perguntar sempre e tirar as dúvidas e vá registrando as respostas, para não ter uma comprar frustrada”, ressalta a gerente do Procon de Vitória.

 

Reprodução: PMV