Prefeitura realiza audiência pública para apresentar projeto da ciclovia da Av Rio Branco
Humanização do espaço urbano e integração com o meio ambiente. Esse é o conceito do projeto da ciclovia da avenida Rio Branco, apresentado em audiência pública, na Igreja Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, na noite desta terça-feira (9).
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Estavam presentes representantes das associações de moradores e de comerciantes, além de autoridades.
A concepção do novo projeto foi baseada em três pilares: ciclovia no canteiro central, manutenção das vagas de estacionamento e preservação das árvores.
A ciclovia terá, aproximadamente, 1 mil metros de extensão e largura de três metros, estendendo-se da Ponte Ayrton Senna à avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), também com canteiros e jardins.
Diálogo
Moradores e comerciantes da Praia do Canto e região participaram ativamente da elaboração do projeto, contribuindo com sugestões e demandas.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, destaca que a audiência pública é mais um momento de diálogo com a comunidade. “Por orientação do prefeito Lorenzo Pazolini, logo após a posse, assumimos o compromisso de estabelecer canais de diálogo com a comunidade. Desde então, moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção coletiva. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos”, afirma.
“Moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos”, disse o secretário Marcelo de Oliveira(Ampliar imagem)
Harmonia
O conceito de humanização do espaço urbano traz a ciclovia no centro da via em harmonia com as árvores existentes e jardins criados nas bordas, que, juntamente com o estacionamento, funcionam como proteção ao ciclista. O investimento da mobilidade ativa valoriza o contexto urbano e beneficia diretamente a população.
Tecnologia empregada na ciclovia
Uma das previsões do projeto é a utilização de piso drenante no lugar das soleiras das árvores, o que conecta a ciclovia a elas. Trata-se de um piso poroso, formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixa a água escoar facilmente até o solo.
Esse piso amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será utilizado em uma ciclovia de Vitória.
Projeto de Indicação ao Prefeito
Foi apresentado pelo vereador Armandinho Fontoura, um projeto de indicação ao prefeito de Vitória, solicitando a construção de uma ciclovia na Av. Rio Branco, no bairro Praia do Canto. O projeto é uma demanda dos moradores e comerciantes da região.
Armandinho afirma que o investimento em ciclovias constitui uma maneira de aprimorar o transporte público em Vitória e investir em mobilidade urbana. “A ciclovia relativa ao trecho “Santa Lúcia” já foi executada após aprovação do projeto em audiência pública, que ocorreu no espaço público da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura SEDEC, e junho de 2019. Nesse período eu estiver como líder comunitário do movimento “praia do canto merece mais”, ressaltou.
De acordo com o vereador, o movimento “Praia do Canto merece mais”, representado por ele, como cidadão, já apresentou pedido de reconsideração do projeto para essa secretaria, no dia 07 de junho de 2020. Além disso, a resposta foi pautada na elaboração de um novo projeto para a infraestrutura cicloviária.
Fonte/Foto: : Reprodução PMV/ Assessoria Armandinho Fontoura
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.