Capital disponibiliza fisioterapia respiratória para pacientes em recuperação da Covid-19
Após mais de um ano de pandemia, ainda não há estudos conclusivos sobre a extensão das sequelas da Covid-19 no organismo humano, embora especialistas tenham identificado que mesmo pacientes recuperados da doença continuam necessitando de fisioterapia, principalmente a respiratória, após voltarem para casa.
Dessa forma, os fisioterapeutas do Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CMEV) desenvolveram técnicas para orientar, de forma remota, pacientes em recuperação da Covid-19.
O serviço é ofertado para pessoas adultas, de qualquer idade, que já tiveram os primeiros sintomas há mais de 15 dias, estejam sem febre, sem desconforto respiratório grave e com a mobilidade preservada. O encaminhamento é realizado após consulta médica em uma unidade de saúde – preferencialmente, a de referência do munícipe.
A gerente de Atenção à Saúde de Vitória, Liana Antonucci, explica que o tratamento dura, em média, um mês, com sessões de teleatendimento toda semana. “O fisioterapeuta explica ao paciente a forma correta de fazer os exercícios de inspiração e expiração, a velocidade do movimento, a manutenção do fluxo respiratório e o posicionamento durante o exercício”.
Após as orientações do profissional, o paciente recebe o vídeo com a exposição dos exercícios para continuar praticando em casa de duas a três vezes na semana.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.