TJES define lista com nomes que disputarão vaga de juiz no TRE
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) escolheu os nomes dos três advogados de carreira que vão compor a lista tríplice visando a uma vaga de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). A escolha foi feita durante a sessão do Pleno da Corte, na última quinta-feira (13).
O desembargadores votaram pela formação da lista com os nomes dos advogados Rodrigo Campana Tristão, Adriano Sant’Ana Pedra e Edison Viana dos Santos. Os três concorrerão à vaga deixada pelo juiz eleitoral Lauro Coimbra, que deixa o cargo no final de novembro deste ano.
Agora, a lista aprovada no TJES será encaminhada ao TRE-ES, que a enviará para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por sua vez, será o responsável por mandar a lista para Presidência da República, onde o ocupante da vaga será escolhido.
O cargo destinado a advogados no TRE-ES está relacionado ao posto de juiz efetivo da Classe dos Juristas no Tribunal, bem como ao que pede o artigo 120 da Constituição Federal, que diz que:
§ 1º – Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-ão:
III – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.