Aproximadamente 200 pessoas participaram do Projeto Praia Limpa
Aproximadamente 200 pessoas participaram das primeiras ações do Projeto Praia Limpa, realizadas em Camburi e na Ilha do Boi, no último final de semana (8 e 9). Ora debaixo de chuva, ora sob calor intenso, equipes do projeto, parceiros, voluntários e frequentadores das praias realizaram o plantio de mudas de restinga e a limpeza da Ilha do Fato e da Prainha do Ilha Acústico, no sábado.
No domingo, foi feita a limpeza da praia na Ilha do Boi. Nos dois dias, a ação de educação ambiental foi finalizada com a composição de mosaicos a partir dos resíduos coletados pelos voluntários: plásticos, latas, vidros e vários objetos descartados de forma irregular e que comprometem todo o ecossistema costeiro.
O prefeito Lorenzo Pazolini fez questão de participar do projeto e iniciou o plantio das mudas. “Em um ano de gestão, estamos mostrando nosso compromisso com o meio ambiente. Lançamos programas robustos como o VixFlora e o Fonte Viva e uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que criamos um ambiente propício para o crescimento econômico da cidade e para a geração de renda para nossa população, com ética, retidão e desenvolvimento sustentável”, disse.
Outra ação importante foi desenvolvida pelos educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que conversaram com trabalhadores e clientes dos quiosques K1 ao K6 de Camburi sobre os cuidados necessários para a preservação do ambiente praial e realizaram a afixação de cartazes educativos.
• Dia 15, sábado – Curva da Jurema (Ponto de Encontro: Praça da Ciência)
• Dia 16, domingo – Praia de Camburi (Ponto de encontro: Soe de Jardim da Penha)
• Dia 22, sábado – Ilha do Frade (Associação de Moradores Samifra)
• Dia 23, domingo – Prainha de Jesus de Nazareth (Prainha)
• Dia 29, sábado – Praia de Camburi (Ponto de encontro: Atlântica Parque)
• Dia 30, domingo – Prainha de Santo Antônio (Academia Popular)
O Praia Limpa é realizado pela Semmam, por meio da Gerência de Educação Ambiental. A ação desse fim de semana contou com a participação do Projeto Vitória da Restinga/Vale, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Projeto Vepema, associações de moradores, coletores de resíduos, Projeto Tamar, Instituto Canal, Salva Mar e servidores da Vigilância Sanitária e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (esses dois, da Secretaria Municipal de Saúde).
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.