Decreto simplifica aprovação de parklets no município

Decreto simplifica aprovação de parklets no município
Retrato do Secretário Marcelo Oliveira na frente da Prefeitura

Uma cidade com mais áreas de convivência, recreação e que incentiva o uso de veículos não motorizados. O prefeito Lorenzo Pazolini assinou, na tarde de sexta-feira (2), o decreto que vai simplificar a análise e a aprovação de parklets.

São equipamentos que qualificam o uso do espaço público, de forma democrática, por pedestres, ciclistas, crianças e idosos, trazendo conforto, recreação e humanização, além de incentivar o comércio local.

Desde o início de sua implementação, em 2016, apenas quatro parklets foram aprovados em Vitória. Com o novo decreto, será possível a instalação de mais de uma estrutura por via e serão disponibilizados modelos pré-aprovados de parklets, garantindo maior celeridade para suas aprovação e instalação.

“Com muita alegria, assinamos hoje esse decreto. Os parklets humanizam nossa cidade e são espaços democráticos para ciclistas, pedestres, jovens, idosos e crianças. Ambientes abertos, que respeitam todas as regras sanitárias e que tornarão Vitória cada vez mais atrativa”, disse o prefeito.

“O compromisso da gestão do prefeito Pazolini é fazer de Vitória uma cidade mais democrática e mais humana. E é essa a nossa proposta com o decreto. Esses espaços, além de permitir mais convivência e lazer, vão incentivar o uso de veículos não motorizados e o desenvolvimento do comércio da nossa cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.

O interessado poderá apresentar projeto de instalação do parklet ou optar por modelo elaborado pelo município. O requerimento será protocolado na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec).

Estacionamento

A instalação não poderá ocupar espaço superior a duas vagas de estacionamento.

O decreto veda a ocupação de vagas de estacionamento destinadas a idosos, a pessoas com deficiência e outras que possuem regulamentação especial. Além disso, os custos financeiros referentes a instalação, manutenção e remoção do parklet serão de responsabilidade exclusiva do mantenedor.

 

Reprodução: PMV