Médicos da capital participam de curso ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória

Médicos da capital participam de curso ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória
Curso de aperfeiçoamento em manejo clínico

Médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família de Vitória iniciaram, nesta terça-feira (31), o curso “Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde”.

Ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS), o curso será eminentemente prático, com trabalho em subgrupos.

O desenvolvimento das atividades se dará por meio de simulação de situações (manipulação e exame físico) e estudo de casos na ETSUS ou no Centro Municipal de Especialidades (CME), em ambulatórios com atendimento a pacientes encaminhados pela Regulação da Semus. A mediação será feita por profissionais especialistas na condição de facilitadores do processo de aprendizagem.

“Esse é o primeiro treinamento que estamos oferecendo em poucos meses de gestão. Aperfeiçoamento que não tínhamos há um bom tempo. Nosso foco é aperfeiçoar e alinhar conceitos, competências, habilidades e condutas inerentes à prática no manejo clínico dos agravos mais prevalentes na Atenção Primária à Saúde”, disse Thais Cohen, Secretária de Saúde de Vitória,

Entre os procedimentos, haverá discussão e alinhamento do manejo das situações clínicas e do quando e como encaminhar, estimulando a capacidade de investigação, reflexão e pesquisa no sentido de ampliar e qualificar a aprendizagem e nivelar a abordagem e tomada de decisão técnica na prática clínica diária pelos médicos da Atenção Primária a Saúde (APS).
Essa ação educativa está sendo desenvolvida em parceria com as escolas médicas que mantêm termo de cooperação técnica com a Semus: Multivix, Ufes, UVV e Emescam e Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)). Serão ofertadas, ainda, vagas para outros municípios da Grande Vitória.

Curso

O Curso “Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde” teve início com as temáticas relacionadas à ortopedia. Estas turmas terão como facilitador o Professor Dr. Luiz Augusto Campinhos, ortopedista, docente de medicina da Faculdade Multivix Vitória.

A estratégia pedagógica a ser utilizada envolve leitura prévia pelos participantes de Linhas Essenciais de Cuidado (LECs) alusivas às temáticas abordadas nos encontros: ortopedia, dermatologia, cardiologia, neurologia e urologia. Estas Linhas de Cuidado serão elaboradas a partir do Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade.

Participam do curso médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), clínicos, médicos do ICEPi e do Programa Mais Médicos e também médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade.

 

Reprodução: PMV